Belém do Piauí conquista Selo A no ICMS Ecológico pelo segundo ano consecutivo

Postada em 03/08/2023

A cidade de Belém do Piauí, localizada no estado do Piauí, segue se destacando no cuidado com o meio ambiente e acaba de conquistar pelo segundo ano consecutivo o Selo A do ICMS Ecológico 2023. O município vem demonstrando um comprometimento notável com a preservação ambiental, sendo reconhecido e premiado pelas ações adotadas em prol do meio ambiente.

O ICMS-Ecológico é um instrumento tributário que possibilita a transferência de recursos para os municípios que adotam práticas sustentáveis, incentivando a conservação e preservação dos recursos naturais em seus territórios. Esses recursos são repassados pelo estado, de acordo com critérios que consideram as ações desenvolvidas pelos municípios em áreas como meio ambiente, saneamento básico, proteção da fauna e flora, entre outros aspectos ambientais.

A conquista do Selo A pelo segundo ano consecutivo é uma prova do empenho da Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e também do apoio de todas as pastas da administração, que trabalharam integradamente para implementar medidas ambientais efetivas.

Desde a sua primeira participação no processo de obtenção do selo, Belém do Piauí mostra um avanço contínuo nas categorias do ICMS Ecológico. Na primeira vez em que concorreu, o município obteve o Selo Ambiental na categoria C, demonstrando o início do comprometimento com as questões ambientais.

Nos anos seguintes, com o empenho das autoridades locais e da população, Belém do Piauí avançou para a categoria B, permaneceu nesta categoria e posteriormente alcançou a Categoria A, sendo agraciado com o Selo A, por dois anos consecutivos. Esse feito é um sinal de que o município está tomando medidas concretas e bem-sucedidas em prol da sustentabilidade e da proteção dos recursos naturais.

Dentre as ações que contribuíram para essa conquista, destacam-se programas de educação ambiental, a implementação de coleta seletiva, a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, a preservação de áreas verdes e a recuperação de áreas degradadas. Além disso, a população de Belém do Piauí tem se mostrado engajada na conscientização sobre a importância da preservação ambiental, o que resultou em um apoio ainda maior para as políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.

O prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, destacou a importância dos cuidados com meio ambiente, e agradeceu a toda equipe engajada e a população. “Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo e do comprometimento de cada um dos nossos munícipes, das nossas equipes de trabalho, e da união entre a Prefeitura Municipal e todas as secretarias envolvidas. O trabalho incansável em prol da preservação ambiental tem se refletido nas ações que implementamos e no apoio da nossa comunidade. Belém do Piauí, nosso lar amado, conquistamos o Selo A no ICMS Ecológico pelo segundo ano seguido. Agradeço a todos pelo comprometimento com a preservação ambiental. Continuemos juntos nessa jornada sustentável.” Disse.

Prefeito Ademar prepara cidade e vai entregar importantes obras no 24º  aniversário de Belém-PI - Info Newss